Artigos Completos Publicados em Periodicos

Os textos estão organizados dos mais novos aos mais antigos. Para ter acesso aos textos completos clique no titulo do texto. *Alguns não estão disponíveis em meio eletrônico.

Silveira, B. B. da, & Kuhnen, A. (2019). Psicologia ambiental e saúde na relação pessoa-ambiente: uma revisão sistemática. PSI UNISC, 3(1), 89–105. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12523
KLEIN, C. ; KUHNEN, A. ; Felippe, Maíra Longhinotti ; SILVEIRA, B. B. . Centrado no Lugar ou na Pessoa? Considerações acerca de Foco no Mapeamento Comportamental. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO) , v. 26, p. 593-604, 2018
SILVEIRA, B. B. ; Kuhnen, Ariane ; FELIPPE, M. L. . Retratos de um hospital de custódia: os espaços verdes e sua relação com a restauração psicofisiológica do estresse. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 13, p. 1-16, 2018.
SCHNEIDER, JÚLIA ; PERES, PATRÍCIA MARIA SCHUBERT ; KLEIN, CAMILA ; SILVESTRIN, DENISE ; Felippe, Maíra Longhinotti ; SCHÜTZ, NATANNA TAYNARA ; DA SILVEIRA, BETTIELI BARBOZA ; Kuhnen, Ariane . Projeto natureza nossa: um relato de experiência. Revista de Extensão , v. 15, p. 94-105, 2018.
Felippe, Maíra Longhinotti ; Kuhnen, Ariane ; DA SILVEIRA, BETTIELI BARBOZA ; KLEIN, CAMILA . Realidade mediada: compreendendo qualidades restauradoras de ambientes através da fotografia. PSICOLOGIA E SABER SOCIAL , v. 6, p. 26-41, 2017.
Felippe, Maíra Longhinotti ; Kuhnen, Ariane ; DA SILVEIRA, BETTIELI BARBOZA ; KLEIN, CAMILA . Realidade mediada: compreendendo qualidades restauradoras de ambientes através da fotografia. PSICOLOGIA E SABER SOCIAL, v. 6, p. 26-41, 2017.
 
SCHUBERT-PERES, PATRÍCIA-MARIA ; DOS-SANTOS-RAYMUNDO, LUANA ; Longhinotti-Felippe, Maíra ; Kuhnen, Ariane . Parents? perceptions of affordances for children in nature / La percepción que tienen los padres de las oportunidades para los niños en la naturaleza. PSYECOLOGY: REVISTA BILINGUE DE PSICOLOGIA AMBIENTAL, v. 8, p. 205-233, 2017.

Olekszechen, N. ; Kuhnen, Ariane . Barreiras e facilitadores no uso da bicicleta como meio de transporte entre universitários.. INTERthesis (Florianópolis), v. 13, p. 119-140, 2016.

Machado, Yasmin S. ; Peres, Patricia Maria S.. ; Albuquerque, Dayse S. ; Kuhnen, Ariane .Brincadeiras infantis e natureza: investigação da interação criança-natureza em parques verdes urbanos. Temas em Psicologia, v. 24, p. 655-667, 2016.

Olekszechen, Nicolas; Battiston, Marcia; Kuhnen, Ariane . Uso da bicicleta como meio de transporte nos estudos pessoa-ambiente. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), v. 36, p. 355-369, 2016.

 Albuquerque, Dayse S.; Silva, Dnyelle Souza; Kuhnen, Ariane . Preferências Ambientais e Possibilidades de Restauro Psicológico em Campi Universitários. Psicologia: Ciência e Profissão (Online), v. 36, p. 893-906, 2016.

Felippe, Maira Longhinotti; Kuhnen, Ariane ; SILVEIRA, B. B. . Como seria uma escola ideal? O que dizem os estudantes. Revista de Psicologia da IMED, v. 8, p. 109-121, 2016.

Silveira, B. B. ; Franzin Neto, L. ; Alves, R. B. ; Kuhnen, Ariane . A mensuração de apego ao lugar: uma revisão sistemática e integrativa.. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 8, p. xx-xx, 2016.

Alves, R. B. ; Kihnen, A. ; BAttiston, M. . Lar Doce Lar: Apego ao Lugar em Área de Risco diante de Desastres Naturais. Psico (PUCRS. Online), v. 46, p. 155, 2015.

Sabbag, Gabriela Mello ; Kuhnen, Ariane ; VIEIRA, MAURO LUÍS . A mobilidade independente da criança em centros urbanos. Interações (Campo Grande), v. 16, p. 433-440, 2015.

Raymundo, L. S., Felippe, M. L., Kuhnen, A. (2014). Desenvolvimento moral: vertentes pró-social e pró-ambiental. Fractal: Revista de Psicologia, 26, 89-106-106, 2014.

*Peres, P. M. S., K, A. Deixar brincar ou cair? Reflexões sobre o pensar e o agir de mães e pais em espaços ao ar livre. Direcional Educador (Impresso), 1, 44-47, 2014.

Puff, S. B. ; Kuhnen, A. (2014). Psicologia ambiental: a percepção de ambientes/espaços restauradores nas escolas e em educandos com TDAH. Revista UNIASSELVI PÓS, 1, p. 34.

O uso dos espaços urbanos pelas crianças: explorando o comportamento do brincar em praças públicas. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), 26, p. 552-560.

Polli, G. M.; Kuhnen, A. (2013). Representações sociais da água e tecnologias sociais. Psico (PUCRS. Online), 44, 103-113.

Kuhnen, A. (2013). Percepções da comunidade universitária sobre o Bosque do Planetário – Campus Universitário da UFSC. Revista de Ciências Humanas, 46, 383-397.

Felippe, M. L., Raymundo, L. S; Kuhnen, A. (2013). Investigando laços afetivos com a escola a partir de mapas ambientais. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online), 13, 1010-1038.

Lopez, M., Felippe, M. L. & Kuhnen, A.  (2012). Lugares favoritos no envelhecimento: explorando estudos e conceitos. Psicologia Argumento. PUCPR. Online, 30, 639-649.

Felippe, M. L., Kuhnen, A.(2012) . Environmental care and place attachment: Perspectives for sustainability in schools. Psyecology: Revista Bilingue de Psicologia Ambiental, 3, 205-216.

Felippe, M. L., Kuhnen, A. . O apego ao lugar no contexto dos estudos pessoa-ambiente: práticas de pesquisa. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), 29, 609-617, 2012.

Felippe, M. L., Raymundo, L. S., Kuhnen, A. (2012). Frequência auto-reportada de vandalismo na escola: Questões de gênero, idade e escolaridade. Psico PUCRS. Online, 43, 243-250.

Kuhnen, A., Raymundo, L. S., Guimarães, A. M. F. ; Santos. G. F. dos (2012). A linguagem do espaço físico na educação infantil. Barbarói UNISC Online, 35,  109-127.

Kuhnen, A. (2012). Percepções da comunidade universitária sobre o Bosque do Planetário – Campus da UFSC. Revista de Ciências Humanas (UFSC), 46, 383-397.

Raymundo, L. S., Kuhnen, A., Soares, L. B. (2011) . O espaço aberto da educação infantil: lugar para brincar e desenvolver-se DOI 10.5752/P.1678-9563.2010v16n2p251. Psicologia em Revista (Online), 16, 251-270.

Polli, G. M., Kuhnen, A. (2011). Possibilidades de uso da teoria das representações sociais para os estudos pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia (UFRN), 16, pp. 57-64.

Felippe, M. L., Kuhnen, A. (2011) . Vandalismo na escola: Proposta de um modelo de avaliação do estado de conservação ambiental. Quaderns de Psicologia International Journal of Psychology, 13, 63-79.

Monte, A. A. M.,  Passig, J., Takase, E., Kuhnen, A. (2011). Ambientes restauradores no trânsito:variabilidade da frequência cardíaca e tempo de reação. Revista de Ciências Humanas (UFSC), 45, 101-116.

Raymundo, L. dos S., Kuhnen, A., Soares, L. B. (2011). Mapeamento comportamental: observação de crianças no parque da pré-escola. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), 21, 431-435.

Kuhnen, A., Becker, S. M. da S. (2010) . Psicologia e meio ambiente:Como jovens e adultos representam água de abastecimento. Psico (PUCRS. Online), 41, 160-167.

Luz, G. M. da ; Raymundo, L. S. ; Kuhnen, A. (2010). Uso dos espaços urbanos pelas crianças: uma revisão. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), 12, 172-184.

Kuhnen, A., Felippe, M. L., Luft, C. Di B., Faria, J. G. de (2010). A importância da organização dos ambientes para a saúde humana. Psicologia e Sociedade (Impresso), 22, 538-547.

Raymundo, L. S., Kuhnen, A. (2010). A psicologia e a educação ambiental. Revista de Ciências Humanas (UFSC), 44, pp. 435-450.

Kuhnen, A., Improta, R. R., Silveira, S. M. da (2009). Comportamento humano e recursos naturais: qualidade e disponibilidade de água avaliada pelos usuários. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25, 453-460.

Kuhnen, A., Higuchi, M. I. G . (2009). Campos de encontro da psicologia e educação na construção de comportamentos socioambientais. Utopía y Praxis Latinoamericana, 14, 101-108.

Kuhnen, A. (2009). Meio ambiente e vulnerabilidade a percepção ambiental de risco e o comportamento humano. Geografia (Londrina), 18, 37-52.

Polli, G. M., Kuhnen, A., Azevedo, E. G. de, Fantin, J., Silva, R. F. G. da (2009). Representações socais da água em Santa Catarina. Psicologia em Estudo (Impresso), 14, 529-536. Kobarg, A. P. R.,

Kuhnen, A., Vieira, M. L. (2008). Importância de caracterizar contextos de pesquisa: dialogando com a Psicologia Ambiental. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso), 18, 87-92.

Kuhnen, A., Silveira, S. M. da (2008). Como crianças percebem, idealizam e realizam o lugar onde moram. Psicologia USP (Impresso), 19, 295-316.

Kuhnen, A., Silveira, S. M. da (2007). Uso e consumo da água : um problema que interessa à psicologia. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), 07, 162-165.

Kuhnen, A. (2005). Vida Universitária, Identidade e Representação Ambiental do Campus da UFSC. OLAM (Rio Claro), 5, 260-273.

Kuhnen, A., Hortal, M. M., Silveira, S. M. da (2005). Meio ambiente e construção de significados na comunidade Chico Mendes, bairro Monte Cristo – Florianópolis, SC. Extensio – Revista eletrônica de extensão, 3, 3-10.

Kuhnen, A., Luz, G. M. da, Drews, A. (2004) . Aspectos psicológicos das Interações Humano-Ambientais: relação sócio-espacial e desenvolvimento de identidade de lugar na Comunidade Chico Mendes-bairro Monte Cristo, Florianópolis, SC. Extensio – Revista eletrônica de extensão.

Kuhnen, A. (2003). Residuos Y Saberes-Nuevos Conceptos y Nuevas Práticas. Revista Chilena de Psicologia, 24, 22-31.

Kuhnen, A. (2001). Sociedade e Meio Ambiente – Criação de Sentido na Interação entre a Pessoa e seus Espaços de Vida. OLAM (Rio Claro), 1, 62-76. Kuhnen, A. (1990). A participação comunitária no tratamento do lixo em Florianópolis. Saneamento Ambiental, Florianópolis, 10, 42-44.