Apresentação

O ambiente não é a ecologia, mas a complexidade do mundo; é um saber sobre as formas de apropriação do mundo e da natureza através das relações de poder que se inscrevem nas formas de dominação de conhecimento.
(Leff, 2001, p.17)

Uma nova epistemologia, mais integradora e capaz de ir além mesmo do pensamento científico, precisa ser pensada para dar conta de compreender como a racionalidade ambiental atual foi construída socialmente. O diálogo de saberes, sejam eles científicos, ou não, e a idéia de construção do ser através dos saberes, pode levar a uma nova racionalidade, sustentável.

Firmando-se nessas bases orienta-se a criação do  Laboratório de Psicologia Ambiental em 1996, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Entendendo ainda que o estudo das relações entre a pessoa e o ambiente vai além dos conhecimentos da Psicologia Ambiental, o Laboratório mantém suas atividades buscando despertar e integrar interessados no estudo da complexidade ambiental.

As atividades científicas conduzidas pelo Laboratório tentam responder a uma demanda social crescente relativa a relação conflituosa dos seres humanos com o meio que o circunda. Especial atenção é dada ao estudo dos modos de vida e dos efeitos provocados à qualidade de vida. O Laboratório objetiva investigar como as características do ambiente interagem com as características psicológicas dos sujeitos e que implicação essa inter-relação tem nas representações e no comportamento humano. Níveis de análise diversos são aplicados para buscar melhor compreender as diversas facetas da relação que se estabelece entre a pessoa e o meio ambiente. A contribuição vem se dando tanto no desenvolvimento quanto na aplicação do conhecimento psicológico, abordando temas que investigam aspectos psicológicos encontrados na relação pessoa-ambiente. Tem se empenhado e dedicado a promover a atuação em trabalhos e equipes interdisciplinares.

Especificamente, vem buscando contribuir nesse campo preenchendo lacunas de conhecimento tanto na sub-área denominada psicologia ambiental quanto nas ciências humanas em geral, e que possibilitem ampliar a formação em psicologia e de outros profissionais que possam nutrir-se de seus conhecimentos e retroalimentar esse conjunto de saberes. Para tanto, o Laboratório vem organizando um acervo de informações, documentações, bibliografias, etc. A pesquisa e, especialmente as intervenções comunitárias, vêm sendo gradativamente ampliadas. As ações sociais, projetos de extensão e experiências em estágio supervisionado em contextos educacionais, vem configurando-se como um dos pilares mais fortes do Laboratório.

As atividades de ensino na graduação deram visibilidade a história da Psicologia Ambiental na UFSC. O Departamento de Psicologia oferece a disciplina optativa chamada Psicologia Ambiental desde 2001. A composição do grupo de alunos é bem ampla e diversificada. Eles vêm dos mais diversos cursos, como arquitetura e urbanismo, geografia, ciências sociais, economia, administração, comunicação social, pedagogia entre outros. A metodologia consiste essencialmente em pesquisa bibliográfica e estudos de caso. Este último oferece a oportunidade aos alunos de utilizarem-se dos conhecimentos da área ao fazerem uma leitura de um problema ambiental escolhido. Em função da diversidade de alunos presentes, constrói-se durante o curso um diálogo interdisciplinar muito rico. Para o trabalho de campo (estudo de caso) estimula-se a composição de equipes multidisciplinares para que a troca de saberes originais possa construir uma base comum de entendimento em comunhão com o novo, advindo da Psicologia Ambiental.