O Lapam está feliz: mais um artigo publicado!

16/07/2018 08:38

Intitulado “Centrado no Lugar ou na Pessoa? Considerações acerca de Foco no Mapeamento Comportamental”, Camila Klein, Ariane Kuhnen, Maíra Longhinotti Felippe e Bettieli Barboza da Silveira  comemoram a publicação dessa artigo tão importante para a área da Psicologia Ambiental

A técnica de mapeamento comportamental é um recurso muito utilizado nas pesquisas de psicologia ambiental  e consiste numa técnica de observação, ou seja, as informações são obtidas através do que o pesquisador observa e registra, diferente de técnicas em que o pesquisador entrevista o participante para ter acesso aos dados.

O objetivo do trabalho foi debater a técnica do Mapeamento Comportamental (MC), com intuito de possibilitar reflexões acerca dos objetivos de sua aplicação em relação a sua nomenclatura.

As autoras evidenciaram um problema na classificação nacional da técnica em dois focos: centrado no lugar e centrado na pessoa. Segundo os resultados da pesquisa, há uma confusão no emprego das nomenclaturas em muitos trabalhos que utilizam a técnica, sendo necessário repensar se vale a pena continuar tal divisão de foco, ou criar uma categoria de foco misto, ou apenas utilizar a nomenclatura “mapeamento comportamental”, deixando a cargo do pesquisador desenvolver o desenho da sua pesquisa.

Assim, o trabalho abordou um tema extremamente pertinente e de grande implicação para as pesquisas da área de PA no Brasil, oportunizando um novo olhar aos pesquisadores.

O trabalho completo pode ser acessado clicando aqui:

Klein, Camila, Kuhnen, Ariane, Felippe, Maíra Longhinotti, & Silveira, Bettieli Barboza. (2018). Centrado no Lugar ou na Pessoa? Considerações acerca de Foco no Mapeamento Comportamental. Trends in Psychology26(2), 593-616.  

Os demais membros do Lapam ficam orgulhosos e parabenizam as autoras pela publicação!