A natureza pode ser o remédio

22/08/2016 13:22

Nos últimos anos o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vem sendo diagnosticado com uma frequência cada vez maior e, com isso, tem aumentado as prescrições de medicamentos como o Adderall e a Ritalina. Em muitos casos, esses medicamentos são prescritos simplesmente para aumentar o desempenho de estudantes, sendo também chamados de “drogas da inteligência”, nootrópicos ou “potencializadores cognitivos”. No entanto, o Adderall e a Ritalina não têm essa finalidade e, apesar de ajudarem a curto prazo, seus efeitos são incertos a longo prazo. Por outro lado, pesquisas recentes vêm mostrando que o contato com a natureza pode aprimorar a inteligência, melhorando a percepção, a criatividade e a capacidade de prestar atenção e pensar com clareza. Uma pesquisa da Universidade de Illinois, por exemplo, aponta reduções significativas nos sintomas de TDAH em crianças que se envolvem com a natureza. É claro que os medicamentos são realmente necessários para algumas crianças; há casos, porém, em que o médico poderia recomendar um tempo maior ao ar livre — seja como substituição ao tratamento por medicamentos ou como forma de complementá-lo. Ao ouvir falar sobre as pesquisas, Brenda Hardie resolveu fazer com que seu filho passasse mais tempo ao ar livre. De acordo com Hardie, o contato com a natureza faz uma grande diferença para ele, que já está em condições de abandonar os medicamentos para o TDAH.

Pílulas da natureza

Para ler mais, clique aqui.